sexta-feira, 27 de maio de 2011

Antes de mais nada...

O que é a escrita acadêmica?
Escrever na universidade implica conhecer a situação de comunicação em que surgem inúmeros gêneros textuais que atendem às necessidades dessa esfera de atuação humana. Por essa razão, “dentro do contexto acadêmico, conforme forem as restrições contratuais, os textos se organizam em diferentes gêneros. Por exemplo, o artigo acadêmico formaliza a necessidade da divulgação científica aos pares, obedecendo à finalidade demonstrativa do discurso acadêmico” (GIERING, 2009, p. 7).
Por essa razão, tal finalidade demonstrativa implica “estabelecer uma verdade para a qual é necessário ter uma atividade de argumentação que coloca certos tipos de raciocínio (axiomas e regras) e escolhe argumentos que devem desempenhar o papel de prova” (CHARAUDEAU, 2008, p. 13).
O que é um artigo acadêmico-científico?
O artigo acadêmico-científico nasce em circunstâncias determinantes do contrato de comunicação, que obedecem a razões de ordem socioinstitucional. Por isso, é possível afirmar que as estratégias adotadas na escrita desse texto delimitam-se e legitimam-se no contexto da produção e circulação do saber científico.
Em vista desses pressupostos, quando se pergunta por que escrever um artigo acadêmico-científico, as respostas que se enumeram, entre outras, são: (i) para comunicar resultados de investigações realizadas; (ii) para aperfeiçoar a aprendizagem e a comunicação do saber; (iii) para desenvolver os hábitos da observação, da leitura, da pesquisa e também do registro científico dessas atividades, compartilhando-as com a comunidade acadêmica e fora dela; (iv) para motivar a atitude científica e participar dos avanços da ciência.
Visto isso, é importante salientar que, na “troca entre os pares, o fim demonstrativo tem lugar de destaque, pois a situação de comunicação do discurso científico envolve diversos posicionamentos sustentados por teorias diferentes que exigem uma atitude aberta a objeções e contraposições possíveis” (CHARAUDEAU, 2008, p. 14).
Nesse quadro singular de comunicação, escrever um artigo acadêmico-científico exige do produtor a capacidade de: (i) contextualizar o tópico principal do texto em uma área e em relação a outras áreas de conhecimento; (ii) justificar e explicitar os objetivos do estudo mediante a formulação de hipóteses, se necessário; (iii) esclarecer e relacionar os pressupostos teóricos que sustentam o trabalho; (iv) descrever a metodologia e os procedimentos gerais adotados; (v) apresentar e comentar resultados, fatos e achados; (vi) trazer contribuições e recomendações com base nos resultados obtidos. Tais cuidados para a elaboração do texto devem sempre se orientar para o leitor que se pressupõe e precisam estar articulados à resposta à questão: vale a pena ler este texto? (FEITOSA, 2004).
Ainda é preciso lembrar que é possível o artigo acadêmico-científico se subespecificar, de acordo com a área de conhecimento em que se insere. Por isso, pode assumir uma feição experimental, que, segundo Motta-Roth (2009), tem base em um projeto de pesquisa, discute e apresenta fatos relativos a uma área de conhecimento. O artigo experimental, por essa razão, se preocupa com detalhes de cada etapa do trabalho em curso, o que se revela claramente em sua estrutura. Enquanto isso, o artigo de revisão focaliza um problema e apresenta uma demonstração que se sustenta predominantemente em aspectos teóricos. Não se ocupando somente com resultados, mas com a confirmação de hipóteses a partir de análises diversas de um dado, o artigo de revisão considera várias abordagens e, a partir delas, procede a um criterioso estudo de pontos essenciais, articulações teóricas e aspectos complementares de um determinado problema formulado.

Referências

CHARAUDEAU, P. La mediatisation de la science. Bruxelas: De Boeck, 2008. 128 p.
FEITOSA, V. C. 2004. Redação de textos científicos. São Paulo: Papyrus Editora, 2004. 135 p.
GIERING, M. E. 2010. Apresentação. In: GIERING, M. E.; ALVES, I. M. da R.; MELO, V. H. D. (org). Leitura e produção de artigo acadêmico-científico. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2010. pp. 7-14.
MOTTA-ROTH, D. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2009.108 p.

Fonte: Apontamentos de A a Z. NRT 2010. 
Cátia de Azevedo Fronza (Coordenação); Juliana Alles de Camargo de Souza (Organização).

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