quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como se configura o artigo acadêmico-científico?

 Ao se organizar o texto do artigo acadêmico-científico, procede-se a ações específicas caracterizantes do gênero. Tais ações podem ser enumeradas em seções que configuram o texto, no artigo experimental e no artigo de revisão, segundo o que é apresentado no Quadro 1:


ARTIGO EXPERIMENTAL
 ARTIGO DE REVISÃO
Resumo
Resumo
Introdução
Introdução
Materiais e métodos
Referenciais ou Pressupostos Teóricos
Resultados/ (Discussão)
Análises, Discussões (p. ex., uso de corpora); uso de títulos específicos da investigação em curso
(Discussão) Conclusão
Conclusão ou Considerações finais

Quadro 1 - As ações em seções do artigo acadêmico-científico experimental e de revisão.
Fonte: Elaborado com base em Feltrim, Aluísio e Nunes (2000, p. 4).


O artigo deve ter um título claro e indicativo do que trata o texto que o segue. Após, apresenta um Resumo, que visa oferecer uma síntese do que se desenvolve no corpo do artigo. Em vista disso, é possível dizer que essa porta de entrada do artigo acadêmico-científico, consubstanciada no Resumo, deve conter: (i) uma apresentação do tema e a contextualização da pesquisa ou da investigação numa dada área ou perspectiva analítica; (ii) a enumeração dos objetivos essenciais em pauta; (iii) a explicitação da metodologia; (iv) a sumarização dos resultados; (v) as conclusões, contribuições e indicações de novas possibilidades investigativas do estudo realizado.

Feita essa síntese, que serve ao leitor de orientação para arquivamento e leitura do texto integral do artigo, passa-se à Introdução. Esta é a parte do texto em que a contextualização se amplia para situar o texto numa área de conhecimento e em relação a estudos já existentes, e na qual se apontam as generalizações fundamentais da pesquisa. Nessa seção, também se indica a relevância do tema abordado e se aborda o problema de pesquisa construído a partir desse. A finalidade demonstrativa se revela aqui, uma vez que o gênero focalizado se liga ao discurso científico, fato que justifica a presença do posicionamento e da problematização nesta etapa textual (CHARAUDEAU, 2008).

A seguir, aparece o corpo do artigo propriamente dito, no qual se dá espaço para a explicitação de Materiais e Métodos, e para relato dos Resultados (a Discussão pode aparecer aqui ou nas conclusões), no artigo experimental. Os Resultados, nesse caso, são interpretados em correlação com as hipóteses, com os objetivos traçados e com o referencial teórico adotado.

No artigo de revisão, é comum se apresentarem os Referenciais ou Pressupostos teóricos, descrever a Metodologia e se proceder à análise logo após. As discussões entrelaçam-se com a análise, na revisão, mas é destinado espaço específico para as Considerações finais ou Conclusão. Nestas, o artigo - que iniciou de forma abrangente e geral, que se desenvolveu na direção de um foco específico do estudo, à luz de uma metodologia e de uma teoria, ou mais, particulares - amplia-se mediante a apresentação de generalizações, de implicações da pesquisa e de sugestão para novos trabalhos. Motta-Roth (2009) diz que a Conclusão pode ser uma subparte da Discussão e resultados, porém faz ressalva de que essa etapa do artigo pode também constituir uma seção independente.

Referências

CHARAUDEAU, P. La mediatisation de la science. Bruxelas: De Boeck, 2008. 128 p.
FELTRIM, Valéria D; ALUÍSIO, Sandra M.; NUNES, Maria G. V. Uma revisão bibliográfica sobre a estruturação de textos científicos em Português. São Carlos: ICMC-USP.
MOTTA-ROTH, D. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2009.108 p.


Fonte: Apontamentos de A a Z. NRT 2010. 
Cátia de Azevedo Fronza (Coordenação); Juliana Alles de Camargo de Souza (Organização).

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